Yoga significa juntar (ou ligar), da raiz Yuj - jugo;  e diz-se o “Youga” - como Iodo.

SÁMKHYA é Sabedoria e significa número, razão. É a Filosofia Mãe do Yoga,  essencialmente Cosmogénica e Antropogénica, e é naturalista e técnica. É o sistema filosófico complementar do YOGA, a sua origem e a sua chave.

YOGA SÁMKHYA – É o YOGA TOTAL -  dos primórdios, tradicional da terra mãe Índia, quando o YOGA e o Sámkhya eram uma só Filosofia, e o Yoga se chamava Sámkhya.

É o Método de Desenvolvimento Humano mais Poderoso, completo, Sábio, e antigo do Planeta e conta com mais de 7.000 anos de existência (suspeita-se que tenha mais de 12.000 anos).

Envolve o corpo, a energia, as emoções (positivas), a mente concreta, elevada – abstracta / artística e a Mente Supra Cognitiva (Overmind)
Pratica-se num ÁSHRAMA – A casa do Sat Guru, o TEMPLO Filosófico do Desenvolvimento Pessoal Interior.

O Yoga Propõe 2 objectivos primordiais:

1 - Desenvolver, o Ser Humano de forma Excepcional em todas as suas facetas positivas, sempre em Harmonia, mantendo-o no seu estado natural, Saudável e Feliz, com sólida base de Auto Exigência, anti-ego deformado, e Fraterna, onde o Percurso deve estar sempre de acordo com o grandioso Fim.


2 - Atingir o Nirbíja Samádhi (Iluminação) - Suprema Consciência Intelectiva humano-Cósmica (do Keivalya Mukta), o liberto.

Yoga Sámkhya

​© 2017 Yoga Santarém